5 maio de 2017

RUÁ Start promove evento de inovação em Porto Alegre!

Promovemos no último dia 23, em Porto Alegre, o evento “Inovação e Tecnologia para a gestão de seus negócios”. Representantes de grandes desenvolvedoras de software compartilharam experiências em soluções inovadoras e suas trajetórias no empreendedorismo.

O destaque foi a apresentação do 2BFACE, plataforma de reconhecimento facial da RUÁ Start voltada à identificação de clientes, segurança, controle de acesso e localização de pessoas. Fundador e CEO da RUÁ, Ivanir Ziliotto explicou que a proposta da empresa é trabalhar com soluções geradas pelo reconhecimento facial, e não o reconhecimento fácil em si.

Em sua última versão, a plataforma permite a identificação de pessoas por meio de suas informações em redes sociais. Com isso, é capaz de informar a vendedores ou atendentes a presença de determinado cliente no espaço, com detalhes sobre suas preferências de compra. Oferece também função de alerta de segurança ao identificar pessoas previamente classificadas como restritas.

O gestor de Projeto e Produto da Ruá Sistemas, Daniel Valler, explicou que o reconhecimento facial utilizava sistemas complexos e proibitivos, e por isso surgiu a 2BFACE. “Hoje, nossa plataforma já está entrando até em lanchonetes, lojas e escolas. Isso mostra que não é preciso um orçamento gigantesco para utilizar essa tecnologia. Ela foi desenvolvida para ser simples, ágil, de fácil integração e com valor competitivo.”

No caso da utilização em escolas, a plataforma faz o reconhecimento facial dos pais dos alunos. Após, informa os responsáveis da instituição sobre a chegada do familiar e só libera a entrada de quem estiver cadastrado com autorização para buscar a criança. O 2BFACE tem utilização também no varejo, hospitais e condomínios. De acordo com Valler, já há negociação para que departamentos de polícia utilizem a tecnologia.

O evento contou com o depoimento Robert Janssen, executivo sênior e advisor em internacionalização e aceleração com mais de 36 anos de carreira no desenvolvimento de negócios internacionais nos setores de TI. Janssen contou como foi levar a RUÁ ao Vale do Silício, com Zilioto, e ver o surgimento do 2BFACE. “O Ivanir não tinha sequer um projeto quando foi para o Vale do Silício, em 2015, junto com outras empresas. No fim de tudo, foi isso que fez ele ter o melhor desempenho entre as participantes, porque conseguiu ir além e desenvolver o 2BFACE”, conta.

WideIntelligence
Rodrigo Carpes, da WideIntelligence, apresentou o produto que transforma a rede WiFi de estabelecimentos em um canal de comunicação com os consumidores. Após o cliente se cadastrar para utilizar a rede WiFi do local, o produto permite ao lojista visualizar seu movimento, conhecer melhor seu perfil e, a partir disso, estabelecer uma comunicação personalizada em tempo real com o consumidor, via e-mail ou SMS.

“O WideIntelligence monetiza o WiFi dos estabelecimentos. Ele monitora e oferece dados estatísticos em tempo real, gera mapas de calor e permite, por exemplo, a criação de campanhas segmentadas para os consumidores”, explicou Carpes.
A plataforma tem integração com o 2BFACE.

CH Tecnologia
A palestra de Hudson Carvalho, CEO da CH Tecnologia, trouxe aos participantes o Beacon, sistema de monitoramento para empresas que controla em tempo real a localização de funcionários, mostrando exatamente em que área da empresa eles estão.

“É uma tecnologia voltada não só para controlar se um funcionário está onde deveria, mas se ele está ou não exposto a risco, facilitando a gestão da segurança do trabalho. Além disso, pode ser utilizado para monitorar a localização de objetos de alto valor agregado, como obras de arte, por exemplo”, explicou Carvalho.
O dispositivo, também compatível com o 2BFACE, é pequeno, leve – pode ser utilizado em crachás – e possui uma bateria com aproximadamente dois anos de duração. Sua cobertura chega a cerca de 100m de diâmetro.

Carvalho apresentou também o Tactio.CH, terminal de autoatendimento que otimiza o processo de recepção, permitindo que o próprio visitante do estabelecimento realize sua identificação. O equipamento possui webcam integrada, opção de biometria e idiomas e permite a divulgação de conteúdos personalizados aos visitantes.

Teleworld
Alexandre Souza, diretor administrativo e comercial da Teleworld, falou sobre o Safety TW8, tecnologia em sistema de controle de saúde integrado ao controle de acesso. O totem identifica em tempo real se um colaborador possui condições para exercer sua atividade laboral, bloqueando ou liberando o acesso às áreas de risco, garantindo sua segurança e da organização.

Instalado no ambiente corporativo, o Safety TW8 é um auxiliar da segurança do trabalho ao passo em que oferece aferições e acompanhamento estatístico de peso, altura, pressão arterial, batimentos cardíacos, cálculo do IMC e IGC por bioimpedância de forma.